Jaiva Dharma Cap. 25
PRAMEYA: NAMABHASA
Vijaya: Se alguém está realizando namabhasa, que deveria ele fazer a fim de que seu namabhasa possa se tornar suddha-nama?
Babaji: A ocupação favorável é que ele tome a associação de suddha-bhaktas. Se ele permanecer em sua companhia e cantar nama de acordo com sua ordem e orientação, ele irá então adquirir um gosto por suddha-bhakti. O nome que aparece na língua naquele momento será suddha-nama. Ao mesmo tempo, ele deveria diligentemente deixar a companhia de nama-aparadhis, porque suddha-nama não irá manifestar- se se alguém permanecer na associação deles. Sat-sanga é a única causa da boa fortuna da jiva. Por causa disto o senhor de nossa vida, Sri Gaurangadeva, instruíu Sanatana Gosvami que sat-sanga é certamente a raiz de bhakti....
Vijaya: Prabhu, a atual corrente do néctar de sri-nama-tattva está fluindo de sua boca e entrando em nossos corações através de nossos ouvidos, e estamos nos tornando intoxicados por sri-nama-prema-rasa. Hoje, realizamos em entendimento estes diferentes tópicos de nama, namabhasa, e nama-aparadha. Agora, por favor, nos dê qualquer instrução final que seja apropriada para nós.
Babaji: Pandita Jagadananda deu muito bela instrução em seu Prema- vivarta (Capítulo 7). Ouça atentamente:
asadhu-sange bhai, krsna-nama nahi haya
namaksara bahiraya bate, tabu nama kabhu naya
Lembre-se Bhai (meu querido irmão), krsna-nama não pode despertar na associação de não-devotos. Somente as sílabas de sri-nama surgirão na boca, mas nama mesmo permanecerá distante.
kabhu namabhasa, sada nama-aparadha
e saba janibe bhai, krsna-bhaktir badha
Certamente, há somente nama-aparadha em sua associação. Algumas vezes, por grande fortuna, há namabhasa, mas você deveria saber que ambos namabhasa e nama-aparadha são obstáculos para krsna-bhakti.
yadi karibe krsna-nama, sadhu-sanga kara
bhukti-mukti-siddhi-vancha dure parihara
Se você quer cantar puro krsna-nama, então tome sadhu-sanga, e ao mesmo tempo renuncie completamente todos os desejos por desfrute, liberação e perfeições místicas.
dasa-aparadha tyaja mana apamana
anasaktye visaya bhunja, ara laha krsna-nama
Permaneça livre das dez ofensas de sri-nama, e do falso orgulho, desdenhado por outros, e assim por diante. Aceite os objetos dos sentidos somente o quanto for necessário, num espírito de desapego e incessantemente cante krsna-nama.
krsna-bhaktir anukula saba karaha svikara
krsna-bhaktir pratikula saba kara parihara
Aceite tudo o que é favorável para krsna-bhakti como toda sua vida, e abandone completamente tudo que pode impedir sua prática de krsna-bhakti.
jnana-yoga-cesta chada ara karma-sanga
markata-vairagya tyaja yate deha ranga
Abandone todos os esforços por karma, jnana e yoga, e permaneça indiferente de apego aos sintomas externos de renúncia (markata-vairagya).
krsna amaya pale, rakse – jana sarva-kala
atma-nivedana-dainye ghucao janjala
Em todo momento tenha esta fé plena: "Krsna irá certamente manter e proteger-me." Adote as qualidades de saranagati conduzidas por dainya (humildade) e atma-nivedana (sua completa rendição aos pés de lótus de Krsna), pela prática destes seis tipos de auto-rendição amorosa se destrói a rede de maya.
sadhu paba kasta bada jivera janiya
sadhu-bhakta-rupe krsna aila nadiya
É muito raro que a jiva possa receber sadhu-sanga. Sabendo disto, Bhagavan Sri Krsna descendeu na forma de um sadhu e bhakta em Nadiya (Navadvipa):
gora-pada asraya karaha buddhiman
gora bai sadhu guru keba ache na
Por esta razão, Ó pessoa inteligente, tome o refúgio dos pés de Sri Gaura. Quem é maior sadhu ou guru do que ele? Ele é o próprio Krsna.
vairagi bhai gramya-katha na sunibe kane
gramya-vartta kahibe, jabe milibe ana
Meu irmão renunciado, se você algumas vezes encontrar-se com outros, não ouça ou discuta tópicos mundanos.
svapne o na kara bhai stri-smabhasana
grhe stri-chadiya bhai asiyacha bana
Ó Bhai, não fale com mulheres, até mesmo em sonhos. Lembre-se como você deixou sua esposa em casa e veio para a floresta (Sri Vrndavana) para ocupar-se sinceramente em bhajana.
yadi caha pranaya rakhite gaurangera sane
chota-haridasera katha thake yena mane
Se você deseja colocar seu amor nos pés de lótus de Sri Gauracandra sempre mantenha em sua mente o duro procedimento de Sriman Mahaprabhu com Chota Haridasa relacionado a isto.
bhala na khaibe, ara bhala na paribe
hrdayete radha-krsna sevibe kunja-bane
Não coma alimento suntuoso ou use belas roupas, mas sempre se renda ao seva dentro do coração de Sri Radha-Krsna em seus corações.
bala-haridasera nyaya krsna-nama balibe badane
asta-kala radha-krsna sevibe kunja-bane
A toda hora, dia e noite, preencha sua boca com harinama da mesma maneira como Bada Haridasa, e em seu coração realize seva de Radha-Krsna nos kunjas de Vrndavana durante os oito períodos do dia e noite.
grhastha, vairagi dunhe bale gora-raya
dekha bhai nama bina jena dina nahi jaya
Olhe Bhai! Gaura-Raya deu sua instrução. Não é conseqüência alguém estar no grhastha-asrama ou vairagi-asrama. Ambos deveriam não permitir um dia, uma hora ou até mesmo passar um momento sem cantar hari-nama.
bahu anga sadhane bhai nahi prayojana
krsna-namasraye suddha karaha jivana
Ei Bhai! Não há necessidade de praticar muitos tipos de sadhana. Deste modo, tome refúgio de krsna-nama, sua vida se tornará purificada e cheia de significado.
baddha-jive krpa kari krsna haila nama
kali-jive daya kari krsna haila gauradhama
Sendo misericordioso com as jivas que são limitadas dentro desta era de intrigas, Sri Krsna tornou-se nama-rupa; então, ainda sentindo mais compaixão, Ele também se tornou Gaura e Sri Gaura-dhama (Navadvipa).
ekanta-sarala-bhave bhaja gaura-jana
tabe ta paibe bhai sri-krsna-carana
Assim, com determinação sincera e sem o coração dúplice, deste modo adora-se Gaura Candra. Bhai, através deste meio, você irá certamente alcançar o refúgio dos pés de lótus de Sri Krsna Candra.
gaura-jana-sanga kara gauranga baliya
hare krsna nama bala naciya naciya
Realize Hare Krsna nama-kirtana na associação de Gaura bhaktas e continuamente dance e grite: "Ei Gauranga! Ei Gauranga!
acire paibe bhai nama-prema-dhana
yaha vilaite prabhur `nade' e agamana
Ó Bhai! Estando deste modo ocupado logo mais você irá receber a inestimável riqueza de prema, toda a jóia que Sriman Mahaprabhu descendeu para Nadiya para distribuir."
Quando Vijaya e Vrajanatha ouviram esta passagem do Prema-vivarta de Sri Jagadananda da boca de Srila Babaji Maharaja, seus corações tornaram-se agitados, estando absortos no humor de maha-prema expressado por Sri Jagadananda Pandita. Babaji ficou quase inconsciente por um longo tempo, e então ele os abraçou e chorando, cantou o seguinte kirtana:
krsna-nama dhare kata bala
Que poder o nome de Krsna possui? (refrão)
visaya-vasananale mora citta sada jvale, ravi-tapta maru-bhumi sama karna-randra-patha diya, hrdi majhe pravesiya, barisaya sudha anupama
Meu coração esteve constantemente queimando no fogo dos desejos mundanos, do mesmo modo como um deserto queima pelos raios do sol, mas sri-nama, entrando no âmago do meu coração através do orifício dos meus ouvidos, mostrou inigualável néctar para minha alma.
hrdaya haite bale, jihvara agrete cale sabda-rupe nace anuksana kanthe mora bhange svara, anga kampe thara thara, sthira haite na pare carana
Sri-nama fala dentro do meu coração, move-se até a ponta de minha língua, e constantemente dança nela na forma do som transcendental. Minha garganta torna-se embargada, meu corpo treme repetidamente, e meus pés não podem permanecer fixos.
cakse dhara, dehe gharma, pulakita saba carma,
vivarna haila kalevara murcchita haila mana, pralayera agamana bhave sarva-deha jará-jara
Rios de lágrimas fluem de meus olhos, a perspiração molha o meu corpo, toda minha pele vibra em êxtase, meus pelos permanecem eriçados completamente, e minha compleição torna-se pálida e descolorida. Minha mente aumenta a inconsciência, começo a experimentar a devastação, e meu corpo inteiro é perturbado por um fluxo de emoções extáticas.
kari eta upadrava, citte varse sudha-drava more dare premera sagare kichu na bujhite dila, more ta batula kaila, mora citta-vitta saba hare
Enquanto ocorrem tais distúrbios em êxtase, sri nama chove um líquido de néctar em meu coração, e me submerge no oceano de divino prema. Ele não me permite entender qualquer coisa, mas me tornam um louco por roubar minha mente e todos os meus recursos.
lainu asraya jan'ra hena vyavahara tan'ra varnite na pari e sakala krsna-nama icchamaya jahe jahe sukhi haya sei mora sukhera sambala
Tal é a conduta dEle de quem tenho tomado refúgio. Não sou capaz de descrevê-lo completamente. Sri-krsna-nama é independente e agirá como Sua doçura ditar. De qualquer maneira Ele se torna feliz, que é também a principal permanência de minha felicidade.
premera kalika nama, adbhuta-rasera dhama hena bala karaye prakasa isat vikasi'punah, dekhaya nija-rupa-guna citta hari laya krsna pasa
Sri-nama é o broto do lótus de prema, e a morada de supreendente rasa. Tal é o poder que ele manifesta que quando Ele começa a florescer somente um pouco mais, Ele revela Sua própria forma e qualidades. Deste modo, meu coração está arrebatado e tomado na presença de Sri Krsna.
purna-vikasita hana, braje more jaya lana dekhaya more, svarupa-vilasa more siddha-deha diya, krsna-pase rakhe giya e dehera kare sarba-nasa
Agora, florescendo completamente, a flor de prema de sri-nama tomou-me para Vraja, e revela-me para os passatempos de Seus próprios jogos amorosos. Nama me dá meu próprio siddha-deha, mantém-me ao lado de Krsna, e então Ele completamente destrói todas as coisas relacionadas a esta mortal constituição de meu.
krsna-nama cintamani akhila-rasera khani nitya-mukta suddha-rasamaya namera balai yata, saba la'ye hai hata tabe mora sukhera udaya
O nome de Krsna é uma gema que satisfaz todas as divinas aspirações (cintamani) e uma mina de toda bhakti-rasa. Ele é eternamente liberado, e ele é a personificação de suddha-rasa. Quando todos os impedimentos para o cantar de suddha-nama são destruídos, então minha felicidade irá conhecer sua verdade desperta.
Enquanto eles cantavam este nama-sankirtana repetidamente, metade da noite se passou. Quando o kirtana chegou ao fim, Vijaya e Vrajanatha, pediram permissão de Gurudeva e voltaram para casa
absortos em nama-rasa.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
www.bhakti-tattva.blogspot.com