हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Resolução 317

Traduzido por Lilananda dasa, revisado por Adavaya dasa 

Resolução do GBC sobre declaração de Srila Hridayananda Gosvami  317. Ação e Declarações Públicas de Hridayananda Das Gosvami 

O GBC estudou cuidadosamente a ação recente (dando  bençãos) e as declarações públicas de Hridayananda  Maharaja a respeito da homosexualidade. Estas  afirmações permanecem controvertidas e dividem as  opiniões na ISKCON e o GBC não as aprova nem suporta. 

Devido às suas obrigações de professor, Hridayananda Maharaja não pode participar das reuniões do GBC deste ano, assim sendo, não foi possivel para o GBC discutir este assunto com ele. Uma delegação do GBC em breve se reunirá pessoalmente com ele para discutir este assunto 
numa tentativa de chegar a um entendimento comum. 

Carta aberta para SS Hrdayananda Maharaj, Domingo, 05 de Abril de 2009.

Caro Hrdayananda Maharaj, 

Yatibhyonamaha. Jaya Srila Prabhupada! 

Recebi a sua mensagem: 

Caro Basu Ghosh Prabhu, 
Jaya Srila Prabhupada. Eu recebi uma cópia da sua 
carta. Lamento que minhas acções perturbem alguns devotos, ainda que encorajem muitos outros. 

Rezo para que Srila Prabhupada e o Senhor Krishna 
guiem-me sempre para fazer a coisa certa.

Com os melhores cumprimentos, 

Hrdayananda das Gosvami 

Maharaj, você é muito mais senior do que eu tanto em idade como em ashram, e respeito-o muito por isto, e pela sua inteligência, habilidade oratória e personalidade afável.

No entanto, tenho a esperança de poder expressar-me livremente e francamente acerca de minhas impressões sobre suas acções com você?

Suas ações, ou melhor a ideologia que você tem exposto nos últimos anos, e que foi apresentado por você no seu ensaio de fevereiro de 2005 
intitulada " Teologia Moral Vaisnava", e pela sua recente bênção enviada na ocasião do "casamento" de homossexuais, está sendo visto por muitos de nós como enviar uma mensagem ao mundo, que a homossexualidade é algo aceitável. 

A ideologia que você, assim defendeu no ensaio de 
2005 e a já bem conhecida "bênção", transmite uma visão de igualdade navida, que é "politicamente correto" na opinião da "sociedade ocidental liberal" e entre os Academicos ocidentais liberais.

No entanto, o registro de condenação do homosexualismo por Prabhupada - repetidas vezes - num línguagem inegável, chamando-lhe "menos que vida animal" é um forte sinal de quão desagradável era isto para ele.

Isto criou um dilema. Porque os "outros" que estãos "muito encorajados" por suas palavras estão claramente em desacordo com os 
ensinamentos de Prabhupada, e a cultura védica, tradição e religião que ele propagou. 

Pelo axioma da instrucção de Krsna: "Seja qual for a
acção que um grande homem realize, os homens comuns seguem. E qualquer que sejam as normas 
por ele estabelecidas por actos exemplares, todo o mundo pratica " (Bhagavad-Gita 3.21), é claro que um precedente está a ser aberto tanto pelo seu ensaio como pela sua bênção, para transmitir uma mensagem em contradição com a de nosso Guru Maharaj, Prabhupada. 

Como esta clara dicotomia  poderá ser entendida pelos muitos milhares de devotos da ISKCON 
e membros da grande "congregação da ISKCON" 
em todo o mundo? 

Esta questão é de grande importância uma vez que você é um dos líderes seniors da instituição ISKCON, e as suas opiniões afectam os sentimentos, 
e entendimentos da vida de muitos. 

Mais uma vez, é entendido pela sua filosofia
que a homossexualidade e "monogamia gay" são aceitáveis na sociedade Vaishnava. Nós 
sabemos que há aqueles, ou seja, Amara Das da auto-denominada "Galva", e  os editores do 
Chakra site, que estão propagando este equívoco, que é uma evidente corrupção dos ensinamentos de Prabhupada e do Siddhanta Vaisnava. 

Como pode o referido dilema ser resolvido? Eu pessoalmente espero que você repense sua posição como foi apresentada por você (como aqui mencionados acima) e repudie e retire-as com a maior brevidade. 

Em anexo poderá encontrar algumas declarações 
que Prabhupada fez sobre o tema da homossexualidade. A partir destas afirmações é 
"tão claro como o céu é azul ", que ele condena a homossexualidade de forma inequívoca. E é 
óbvio para muitos devotos que sua acção ideológica 
está enviando uma sinal oposto. 

Apresentada com humildade, 

Espero que esta o encontre bem 

Basu Ghosh Das

Resposta de SS Hrdayananda Dasa Gosvami:

Caro Basu Ghosh Prabhu,

Jaya Srila Prabhupada.

Muito obrigado pela sua carta.

Eu levantei pontos hermenêuticos sérios acerca do estilo e natureza da pregação de Prabhupada e como isto relaciona-se com a ordem de Prabhupada que devemos basear nossas conclusões em guru, sadhu e shastra. Eu repetidamente esclareci que não sou a favor do casamento gay.

Nós ouvimos do shastra, como o Manu-samhita, o qual Prabhupada diz que nós seguimos, acerca do pecado e da homosexualidade. Eu claramente afirmei no meu nada famoso ensaio que a heterosexualidade e a homosexualidade NÃO estão no mesmo nível para a sociedade, e a sociedade naturalmente irá privilegiar a heterosexualidade.

Eu ofereci estes pontos para a discussão e respeito aqueles que discordam de mim. Mas penso que meus pontos foram ignorados, ao invés de salientados, e sou novamente acusado das mesmas ofensas, como se eu não tivesse dito nada. Assim, eu abandonei toda a esperança de ter um debate filosófico justo com alguns de meus irmãos espirituais.

No presente momento, minha inspiração é pregar as glórias de Krsna e concentrar minha atenção pessoal no cantar do Seu Santo Nome.

Não estou ocupado em nenhuma campanha ou cruzada para forçar uma agenda, a não ser o cantar puro dos nomes de Krsna.

Com os melhores cumprimentos.

Seu servo,
Hridayananda das Gosvami

Buscar