"Os cem anos da vida de Brahma dividem-se em duas partes, a primeira metade e a segunda metade.
A primeira metade da duração da vida de Brahma já acabou, e a segunda metade está acontecendo agora."
SB 3.11.34
Srila Prabhupada salienta:
"...Cinquenta anos da vida de Brahma já se passaram, e ainda estão por vir cinquenta anos; de modo que, para Brahma também, a morte é inevitável."
Cinquenta anos de Brahma chama-se um Parardha.
Estamos no primeiro dia do segundo Parardha de Brahma.
Cada dia de Brahma é conhecido como uma Kalpa.
Uma Kalpa são mil ciclos de Yugas:
Mil Satya Yugas
Mil Treta Yugas
Mil Dvapara Yugas
Mil Kali Yugas
A seguir o nome dos trinta dias de Brahma de acordo com o Skanda Purana:
1) Sveta Varaha Kalpa 2) Nilalohita Kalpa 3) Vamadeva Kalpa 4) Gathantara Kalpa 5) Raurava Kalpa 6) Prana Kalpa 7) Brhat Kalpa 8) Kandarpa Kalpa 9) Sadyata Kalpa 10) Isana Kalpa | 11) Dhyana Kalpa 12) Sarasvata Kalpa 13) Udana Kalpa 14) Garuda Kalpa 15) Kaurma Kalpa 16) Narasimha Kalpa 17) Samadhi Kalpa 18) Agneya Kalpa 19) Visnuja Kalpa 20) Saura Kalpa | 21) Soma Kalpa 22) Bhavana Kalpa 23) Supuma Kalpa 24) Vaikuntha Kalpa 25) Arcisa Kalpa 26) Vali Kalpa 27) Vairaja Kalpa 28) Gauri Kalpa 29) Mahesvara Kalpa 30) Paitr Kalpa |
Nós estamos no primeiro dia (Kalpa), Sveta Varaha Kalpa. Cada dia de Brahma é dividido em 14 Manvantaras: Manvantara Avatara Eles são ilimitados em número. Cada Manvantara é presidido por um Indra diferente.
"...estes "cem anos" totalizam 311 trilhões e 40 bilhões de anos terrestres. Por estes cálculos, a vida de Brahma parece fantástica e interminável, porém, do ponto de vista da eternidade, ela é tão efêmera como o clarão dum relâmpago.No Oceano Causal, há inúmeros Brahmas, surgindo e desaparecendo como bolhas no Atlântico. Brahma e sua criação são todos parte do universo material, e por isto eles estão em fluxo constante." BG 8.17 Quatro Categorias de Aniquilação Aniquilação Constante A todo o momento o tempo invisível transforma os corpos de todas as criaturas e de todas as manifestações da matéria. Este processo de transformação faz com que haja uma constante aniquilação de nascimento e morte. Aniquilação Ocasional - Naimittika Mil ciclos de Yugas constituem um dia de Brahma. Uma noite de Brahma tem a mesma duração. Durante a noite de Brahma os três sistemas planetários encontram a destruição. Também existe uma aniquilação parcial após cada Manvantara. Matsya Avatara apareceu entre o Caksusa e o Vaivasvata, quando estava tudo submerso e salvou os Saptarsis e os Vedas. Aniquilação Total - Prakrtika Quando a vida de Brahma termina, todo o ovo universal é destruído. Neste momento, inversamente de como ocorre na criação os elementos passam de uma forma grosseira para uma mais subtil. A terra dissolve-se na água, a água dissolve-se no fogo, o fogo dissolve-se no ar, o ar dissolve-se no éter. O falso ego em ignorância dimensiona o som do éter. O falso ego em paixão dimensiona os sentidos. O falso ego em bondade dimensiona os Semideuses. O Mahat Tattva dimensiona o falso ego e assim tudo fica dissolvido. Aniquilação Final - Atyantika "My dear Parīkṣit, when the illusory false ego that binds the soul has been cut off with the sword of discriminating knowledge and one has developed realization of Lord Acyuta, the Supreme Soul, this is called the ātyantika, or ultimate, annihilation of material existence." (SB 12.4.34) Ou seja, ao cortar o falso ego e cultivar e alcançar o ego verdadeiro, a verdadeira identidade (Siddha Deha - Ekadas Bhava) numa Rasa específica de serviço devocional amoroso a Krsna (Acyuta), isto é a aniquilação final. Vosso servo Prahladesh Dasa http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/ |