हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sandhini Sakti


"Além dos parentes da Personalidade de Deus, toda a outra parafernália da Sua existência são também manifestações de Sandhini Sakti, ou uma transformação de Visuddha Sattva.

Para que fique mais claro, pode-se dizer que esta Sandhini Sakti da potência interna mantém e manifesta toda a variedade do mundo espiritual.
No reino de Deus, os servos e servas do Senhor, Suas consortes, Seu pai e Sua mãe e tudo o mais são todos transformações da existência espiritual de Sandhini Sakti.
A potência existencial Sandhini Sakti ao actuar na potência externa similarmente expante toda a variedade do cosmos material, do qual temos um vislumbre do campo espiritual." Cc Adi 4.65

"Ele (Balarama) é a Deidade predominante da energia Sandhini, o original Sankarsana, o reservatório de todas as entidades vivas, e a origem de todos Visnu Tattvas." Caitanya Bhagavata 1.1.6 - Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur

Fim das citações

Sem Sri Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Balarama é a potência da existência.
Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Balarama.
Em relação a Madhurya Rasa as Gopis são expansões do corpo de Srimati Radharani, Suas manifestações.

"Svarupa Sakti divide-se em:

Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.

Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, e é regido por Srimati Radharani.

Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Krsna, Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Balarama." Jaiva Dharma - Capítulo 14.

NOTE:
Vrajanatha: Which of Sri Krsnas saktis is Srimati Radhika?
Babaji: As Sri Krsna is the complete saktiman-tattva, Srimati Radhika is His complete sakti. She can be called the complete svarupa-sakti. So that They can enact and relish Their lila, Srimati Radhika and Krsna are eternally separate, but They are also eternally inseparable, just as musk and its scent are mutually inseparable, and fire and its heat cannot be separate from each other. That svarupa-sakti, Srimati Radhika, has three kinds of potency of activity (kriya-sakti). They are known as: cit-saktijiva-sakti and maya-sakti. The cit-sakti is also called the internal potency (antaranga-sakti); maya-sakti is called the external potency (bahiranga-sakti); and the jiva-sakti is called the marginal potency (tatastha-sakti)Although svarupa-saktiis one, She acts in these three ways. All the eternal characteristics of svarupa-sakti are completely present in the cit-sakti, present to a minute degree in the jiva-sakti, and present in a distorted way in the maya-sakti. Apart from the three kinds of kriya-sakti (potency of activity) that I have described, svarupa-sakti also has three other types of function, named hladinisandhini and samvit

Santa Rasa

Associados eternos de Sri Krsna em Santa Rasa:

1 - A Terra de Vrndavana e os lugares sagrados.

2 - Árvores, gramado, arbustos e flores.

3 - Animais e aves.

4 - Parafernália e Ornamentos.
Mesmo a parafernália e ornamentos do Senhor são entidades vivas, eternos associados do Senhor.

Por exemplo:

Krsna

Arco de Krsna - chama-se Vilasakarmana
Cordas - Pasuvasikara
Pote de Leite - Amrtadohani
Bastão - Mandana
Espelho - Saradindu
Bola de brincar - Citrakoraka
Flautas - Bhuvanamohini, Mahananda, Madanajhankrti, Sarala
Vina - Tarangini
Mantra - o nome de Sri Radha
Colar de pérolas - Taravali
Medalha no peito com foto de Radha - Hrdayamodana
Coroa de penas de pavão - Navaratnavidamba
etc, etc, etc...

Radha

Colar de jóias - Harimohana
Brincos - Rocana
Pérola que decora Seu nariz - Prabhakari
Medalhão no peito com a foto de Krsna - Madana
Braceletes - Manikarvura
Marca de Tilaka - Smarayantra
Tornozeleira - Catakarava
etc, etc, etc...

Fonte: SB 3.28.28 e Cc Madhya 12.38

Ou seja, existem dois tipos de associados eternos:
Parsada - Gopis em Madhurya Rasa, Gopas em Vatsalya Rasa, Sakhas em Sakhya Rasa, Dasas em Dasya Rasa e animais, árvores, rios, etc em Santa Rasa.

Anantaryya - flautas, vestimentas, coroas, etc em Santa Rasa.

Todos manifestam-se de Sri Balarama (Sandhini Sakti), porém a parafernália e ornamentos do Senhor manifestam-se de Ananta Sesa que também é Balarama.

"tudo que é requerido como necessidade comum são transformações de Sesa, Visnu, uma expansão de Sri Baladeva." Cc Madhya 12.38 - Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada



Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur no seu Anubhasya esclarece:
"Sesa, o qual é Adhara Sakti (força que suporta) da cama de Visnu, está na categoria de Deus (Visnu Tattva), mas considera-se Ele mesmo como um eterno servo e amigo do Senhor Supremo."

Krsna que é conhecido como Panca Mukhya Rasa

Srila A.C. Bhaktivedanta Swami salienta:
"Em Vrndavana, Krsna ama as Gopis.
Ele brinca com Seus amigos, os vaqueirinhos.
Sua querida mãe, alimenta-O.
E existem servos que servem-nO.
E as árvores, a água, as flores, estão servindo silenciosamente.
Panca Mukhya Rasa, o chefe de todas as doçuras e humores amorosos."
Néctar da Devoção - Capítulo 43

Vosso servo
Prahladesh Dasa


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