"Este mundo material é criado pelo sonho de Maha Visnu.
A plataforma real é o mundo espiritual, mas quando as almas espirituais querem imitar a Suprema Personalidade de Deus, são postas neste lugar de sonhos que é a criação material." SB 4.29.83 - Significado por Srila Prabhupada
"Uma pessoa tem dois lugares:
o mundo espiritual e o lugar onde o mundo espiritual encontra-se com o outro mundo.
Existe também um terceiro lugar, o lugar dos sonhos.
Permanecendo entre ambos, a alma vê de um lado o mundo espiritual e do outro lado o lugar de sonhos." Brhad Aranyaka Upanisad 4.3.9 - Jaiva Dharma (Capítulo 15)
Fim das citações
Não estamos a sonhar no mundo espiritual.
Estamos todos sonhando como Baddha Jivas dentro do sonho de Maha Visnu dentro do mundo material.
O nosso eu eterno e constitucional é uma Siddha Jiva em Goloka.
Esta condição de sonho (nesta criação material ou Mahat Tattva) é conhecida como vida não liberada e é como um sonho.
E este sonho é real.
Embora pelo cálculo material este sonho possa durar muito tempo, assim que "despertamos" nossa consciência de Krsna (nosso corpo eterno Nitya Siddha Svarupa), este sonho é como se não tivesse existido.
Ou seja, o sonho é real mas temporário.
SS Ravindra Svarupa Prabhu esclarece:
"Quando "retornamos" ao mundo espiritual, descobrimos que na verdade nós nunca abandonamos tal lugar, e que estivemos sempre presentes.
Nós agora estamos com Krsna, porque a consciência de Krsna é o nosso Svarupa, nossa identidade eterna e posição constitucional perpétua.
Precisamos simplesmente despertar e ver onde estamos.
Tudo isto é conhecido por Srila Prabhupada e os Acaryas.
Eles sabem como nós caímos de um lugar de onde não se cai,
entramos em ignorância que sempre existiu, e retornamos a um lugar que nunca abandonamos."
Fim da citação
É preciso compreender que na plataforma espiritual o Tempo somente existe num eterno presente.
Fica a pergunta:
Porque a Jiva decidiu-se pelo lugar de sonho, ou em outras palavras porque rebelou-se?
Artigos anteriormente publicados:
A Rebeldia da Jiva
Jiva Tattva (Svarupa Tattva)
Svarupa Tattva é um dos aspectos de Jiva Tattva.
No seu Sri Bhajana Rahasya Srila Bhaktivinoda Thakur explica que devido as ofensas é possível desenvolver um anartha conhecido como tattva-vibrahma, ou seja , com este anartha não podemos compreender os diferentes tattvas (Jiva Tattva,Guru Tattva,Vaisnava Tattva,Rasa Tattva).
Por isso,precisamos do auxílio de uma alma auto-realizada.
No Bhagavad Gita Como Ele É 13.20 no significado Srila Prabhupada explica:
"A natureza material estava absorvida na Suprema Personalidade de Deus,Maha-Visnu,e quando foi necessário,ela se manifestou por intermédio do mahat-tattva.
De modo semelhante,as entidades vivas também estão nEle,e porque são condicionadas,elas são avessas a servir ao Senhor Supremo.
Então,não lhes é permitido entrar no céu espiritual.
Porém,com o surgimento da natureza material,estas entidades vivas recebem nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual.
Este é o mistério da criação material.
Na verdade,originalmente a entidade viva é parte integrante espiritual do Senhor Supremo,porém,devido à sua natureza rebelde,ela esta condicionada à natureza material."
Aqui Srila Prabhupada explica que a entidade viva originalmente parte integrante espiritual do Senhor Supremo rebelou-se e ficou condicionada à natureza material.
E é aqui que surgem muitas vertentes.
A rebeldia manifestou-se no Mundo Espiritual.
A rebeldia manifestou-se na região de Tatasta.
A rebeldia manifestou-se no Brahmajyoti.
A Jiva foi sempre rebelde.
Em qualquer uma delas a Jiva inconcebivelmente optou por uma situação inferior(material-imperfeita), em detrimento de uma superior(espiritual-perfeita).
Srila Prabhupada continua a explicar:
"Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu."
Ou seja, Srila Prabhupada explica que este aspecto da Jiva Tattva é Lila de Sri Krsna que transcende toda a razão.
Conclusão:
De acordo com Srila Prabhupada e todos os Acaryas a Jiva rebelde deve
"aproveitar a nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual."
Jiva Tattva (Svarupa Tattva) 2
Como Srila Prabhupada explica, só Krsna sabe porque a Jiva ficou condicionada.
Da mesma forma, só Krsna sabe como a Jiva obterá seu Svarupa eterno.
Não há como sabermos com certeza, se um certo Svarupa está predestinado para nós e é este Svarupa que iremos infalivelmente alcançar.
Pode ser que o Senhor tenha desejado desde tempos imemoriais (Anadi) encontrar-nos num certo Svarupa.
Mas,
também pode ocorrer que o Senhor deseje ver-nos num certo Svarupa após observar nossa inclinação amorosa em relação a um humor particular.
Realmente, só o Senhor poderá saber.
Não faz nenhuma diferença sobre a nossa perspectiva.
Vosso servo
Prahladesh Dasa